sábado, 1 de outubro de 2016

MODA - HERMÉS HISTÓRIA DAS GRANDES GRIFES

Adoro a história das grifes famosas que se tornaram ícones através dos tempos. uma que eu admiro muito é a Hermés. cheia de histórias bacanas de uma olhada e fique conectada.  Seus lenços são estampados com cavalos, carruagens e escudos reais. Suas bolsas e acessórios, cujos preços são comparados a carros de luxo, são escandalosamente laranjas em formatos estranhos. Seriam cafonas se não fossem assinadas pelo bom gosto da marca francesa HERMÈS (se pronuncia “êrmés”), sinônimo mundial de sofisticação em artigos de luxo com suas peças elegantes. A marca se especializou em vender sonhos, em traduzir, através de seus produtos, sua filosofia de trabalho e sua forma de enxergar o mundo, como confirma a frase “os melhores presentes vem em uma caixa laranja”. HERMÈS é um mito, um ícone, uma lenda que representa o que há de melhor (e mais caro) no universo do luxo.   A história 
A tradicional e sofisticada marca francesa HERMÈS, que ficou conhecida mundialmente pela cor laranja, começou sua rica história em 1837 quando um seleiro, chamado Thierry Hermès, abriu uma pequena oficina em Paris onde vendia acessórios em couro como baús para carruagens, selas, rédeas, estribos, cintos com porta-moeda, botas e luvas (tanto longas como curtas). A oficina, localizada em uma região de Paris conhecida como Grands Boulevards, onde na época soavam os cascos dos cavalos, foi chamada inicialmente de Caléche, que depois daria nome a um dos mais conhecidos perfumes da grife. Os produtos eram fabricados com tamanho esmero, que em 1867 suas selas mereceram um importante prêmio na Exposição Universal ocorrida em Paris. Essas selas de cavalos eram vendidas para a aristocracia francesa. Em 1880 foi instalada uma sofisticada loja no número 24 da rua Faubourg Saint-Honoré, época em que o filho do fundador assumiu os negócios e passou a vender também outros objetos feito em couro, como por exemplo, bolsas, pochetes, sacolas e até casacos. Em 1892, a empresa lançou o modelo de bolsa grande, com fechamento feito por duas tiras que prendiam a “tampa” superior. Na verdade, essa seria a essência da bolsa que viria a se tornar o símbolo da HERMÈS. A partir de 1914, com o advento do automóvel, a marca se reinventou. Isto porque, Adolphe e Émile-Maurice, filhos mais novos do fundador, após uma viagem aos Estados Unidos fizeram uma constatação importante: as pessoas estavam viajando muito mais e com maior facilidade. E foi justamente nisso que os irmãos vislumbraram uma enorme oportunidade para a empresa se desenvolver, oferecendo aos consumidores a linha de malas, com formato e fechamento exclusivos. A técnica do pesponto no couro foi adaptada às linhas de bagagens, bolsas e carteiras em 1918. Uma das novidades da próxima década foi o lançamento, em 1923, das bolsas com zíper, uma grande novidade para época. Ainda nesta década, seu neto, Émile-Maurice, começou a desenhar roupas feitas de couro de veado. Isto culminou com o lançamento da primeira coleção feminina no ano de 1929. O principal negócio da empresa era a produção artesanal de peças de couro, apesar de ter-se tornado famosa por dois produtos: lenços de seda com motivos equestres e a bolsa de couro em forma de trapézio chamada “Kelly”. A fama internacional dessa bolsa se deve a princesa Grace Kelly. A bolsa de couro foi criada em 1935 e tinha um formato em trapézio, alça curta e fecho em metal. O nome, adotado oficialmente em 1956, foi uma homenagem da marca à princesa de Mônaco, afinal ela jamais se separava de suas bolsas HERMÈS, principalmente em suas frequentes aparições na então cultuada revista americana Life. A mais famosa dessas fotos mostrava a princesa tentando cobrir a barriga com a bolsa HERMÈS para supostamente esconder a gravidez.  
Em 1940, quando a Segunda Guerra Mundial fez praticamente sumir o estoque da embalagem de cor bege utilizada pela grife, foi preciso ser trocada pela única cor disponível naquele momento: a laranja. Era o início do surgimento de um símbolo de reconhecimento da marca. Rapidamente, ter um produto embalado em uma caixa laranja, sua cor oficial, passou a ser objeto de desejo de ricos e famosos no mundo inteiro. Quando Émile-Maurice morreu em 1951, seu genro Robert Dumas assumiu o comando dos negócios. Ele foi o responsável pela introdução das gravatas, malas de viagens, toalhas de praia e perfumes da marca no mercado. A tradição de criar objetos para a casa vem desde a origem da marca. No início, eram produzidas apenas pequenas peças como cinzeiros e toalhas. Em 1974, surgiu o departamento Maison, na loja de Faubourg Saint-Honoré, em Paris, com a venda dos primeiros conjuntos de toalhas impressas, conhecidas como Léopards. Atualmente, o departamento de lifestyle do grupo desenvolve coleções de mobiliário para escritório, mesa e tapeçarias. Nos anos de 1980, a marca francesa conquistou um ar despretensioso, sem jamais perder o glamour. Depois de uma passagem gloriosa do designer belga Martin Margiela, a HERMÈS contratou em 2003 o renomado Jean-Paul Gaultier para assumir o posto de estilista da grife. Gaultier, que ficou sete anos no comando criativo da marca, foi substituído em 2011 por Christophe Lemaire, que assumiu a divisão feminina de prêt-à-porter. Outra aposta mais recente da marca francesa foi a criação em 2009 da PETIT H, cuja missão é reaproveitar de forma criativa os materiais descartados em suas oficinas. Comandada por Pascale Mussard, tataraneta do fundador da empresa, tiras de couro e sobras de seda e tecidos se transformam em produtos. Tiras de couro viram molduras de espelho. Cavalinhos e bichos de pelúcia nasceram de sobras de tecido. Uma sineta de cristal era, antes, uma taça com defeito no cálice. Com isso, a marca francesa evita o descarte de material e ainda fatura. Uma carteira de crocodilo, pequena, sai por US$ 70. Uma pulseira de metal revestido de tecido, o mesmo dos lenços, custa aproximadamente US$ 300. Já entre os itens de decoração, um dos mais caros é um enorme urso panda, feito de sobras do couro de bolsas e roupas. Preço do mimo: US$ 100 mil. As peças rodam o mundo em mostras itinerantes nos desfiles da HERMÈS.A chave do sucesso da grife francesa sempre foi à elegância e a sobriedade em suas coleções. HERMÈS não é uma marca que segue qualquer estilo. Na verdade, dita tendências, faz estilo. A união entre tradição e inovação, entre tecnologia e talento, é o segredo que confere tamanho frescor a uma marca nascida no século 18, que enlouquece as mulheres mais sofisticadas ao redor do planeta com suas famosas bolsas e echarpes. A demora em conseguir os itens mais celebrados da marca, como a Kelly, uma tradicional bolsa executiva, e a Birkin, feita especialmente para Jane Birkin (que é co-autora da bolsa), gerou uma das maiores lendas envolvendo a HERMÈS: a fila de espera. A linha do tempo 

1923 
 Lançamento da bolsa BOLDIE, primeiro modelo a ter zíper como fecho. 
1930 
 Lançamento da bolsa PLUME, com seu retângulo clássico carregado por Catherine Deneuve. 
1951 
 Lançamento do primeiro perfume da marca chamado EAU d’HERMÈS
1958 
 Lançamento da bolsa TRIM, feita de lona com bordas de couro, uma das preferidas de Jack Kennedy. 
1961 
 Lançamento do perfume CALÉCHE, um dos mais famosos da história, que possuía uma fragrância deliciosa, suave e refrescante, resultado de uma combinação de essências de néroli, bergamota, limão, lírio-do-vale, sândalo e vetiver. 
1969 
 Lançamento da bolsa CONSTANCE, modelo a tiracolo com fecho de ferragem em forma de H. 
1972 
 Lançamento da primeira coleção de sapatos femininos. 
1974 
 Lançamento do perfume feminino AMAZONE
1976
 Lançamento dos famosos braceletes esmaltados. 
1984 
 Lançamento da bolsa BIRKIN. Este modelo de bolsa surgiu de uma situação inusitada: em um voo entre Paris e Londres a cantora e atriz Jane Birkin viajava ao lado de Jean-Louis Dumas, herdeiro e então presidente da HERMÈS. Durante a viagem ela reclamou que não existia no mercado uma bolsa grande e prática o suficiente para a vida de uma mulher moderna. E o presidente atendeu sua solicitação. Geralmente o preço desta bolsa, um dos maiores sucessos até os dias de hoje, começa em US$ 6.000 e pode alcançar facilmente cinco dígitos. A preciosidade pode ser encontrada em vários tamanhos: 25, 30, 35 e 40 cm de largura. A bolsa é a queridinha entre as celebridades, como a inglesa Victoria Beckham, que possui cerca de 100 unidades. A mais desejada dessas bolsas é feita de couro de crocodilo, criado em cativeiro, que chega a custar €35 mil. Mas também pode ser feita em couro de bezerro e avestruz. 
1995 
 Lançamento do perfume feminino 24 FAUBOURG
1999 
 Lançamento do perfume feminino HIRIS
2000 
 As sofisticadas porcelanas da marca passam a serem vendidas em suas lojas. 
● Lançamento do perfume feminino ROUGE HERMÈS
2005 
 Lançamento do comércio online para a venda de seus produtos sofisticados. Os produtos somente são entregues na França, Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. 
2007 
 Foi responsável pela criação do helicóptero mais sofisticado do mercado. Tendo como base o elegante modelo EC135 da Eurocopter, o interior do veículo aéreo da grife francesa foi concebido pelo designer italiano Gabriele Pezzini, seguindo a tradição de luxo e sobriedade da marca até os últimos detalhes. Equipado com bancos forrados de pele, frigobar e oferecendo um grande conforto, o helicóptero se tornou o transporte ideal para viagens aéreas de pequena e média distância. Tendo a produção limitada a seis unidades anuais, o EC135 HERMÈS poderá ser personalizado pelo cliente, não só na cor exterior, como igualmente nos materiais utilizados na cabine. 
 Lançamento da LINDY BAG, charmosa bolsa que possui várias facetas, é dobrável, tem dois compartimentos distintos e pode ser usada como bolsa de mão ou a tiracolo. 
2010 
 Lançamento do perfume unissex VOYAGE D’HERMÈS, inspirado e idealizado pelo perfumista da marca Jean-Claude Ellena. O perfume tem um cheiro almiscarado, fresco e arborizado. Vem em um frasco especialmente concebido e inspirado em uma lupa e possui uma tampa de alumínio que gira revelando o spray. 
 Lançamento de uma coleção exclusiva de joias criada por Pierre Hardy. A HERMÈS, que até então só vendia joias em prata, estreou no segmento da alta joalheria com 14 peças que remetem às raízes equestres da marca e levou dois anos para ser concluída. As joias são feitas sob medida ao gosto do cliente. 
 Inauguração de sua primeira loja dedicada exclusivamente ao segmento masculino, localizada na Madison Avenue em Nova York. A enorme loja possui quatro andares. 
2011 
 Lançamento do perfume UN JARDIN SUR LE TOIT
2014 
 Lançamento da linha LE BAIN, composta por xampu revitalizante, gel tonificante, hidratante para o corpo, leite para o corpo, sabonete e espuma para banho. Todos os aromas foram desenvolvidos a partir dos clássicos perfumes clássicos da marca.

















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